Kiabi
            

                A transformação digital impulsiona o varejo omnichannel
            

                Conheça o caso de sucesso
            

A Kiabi é a rede varejista de moda francesa. Em 1978, a empresa transformou o setor ao tornar a moda moderna acessível para toda a família. Desde 2002, a Kiabi expandiu seus negócios, de cinco para 32 países, aumentou para 9.000 o quadro de funcionários, elevou as receitas anuais ao patamar de € 1,8 bilhão e reformulou-se totalmente em um varejista digital e omnichannel.

                Desafios
            

  • Encontrar uma maneira de atender à demanda gerada pelo crescente volume de clientes
  • Gerenciar a sobrecarga e a inconsistência de dados 
  • Explorar com eficiência a transição em nível de mercado para o varejo omnichannel

                Resultados
            

  • Reduziu o tempo de desenvolvimento de aplicativos em 50%
  • Melhorou o desempenho do site de 3,6 para 1,2 segundos
  • Expandiu sua presença online de 5 para 32 países
  • Reduziu o tempo de conexão interna-externa de quatro meses para uma semana
logotipo

                    “O ARIS e o webMethods nos capacitaram a promover as mudanças necessárias em nosso negócio de comércio eletrônico.”
                

– Christophe Alie, CIO, Kiabi

                O imperativo digital
            

O sucesso da Kiabi se baseia em uma transformação digital visionária. Em nossa era atual de avanços tecnológicos disruptivos, maior concorrência de start-ups baseadas na Web e consumidores ativos e bem informados a empresa percebeu que teria uma vantagem estratégica se pudesse proporcionar uma experiência omnichannel dinâmica e atrativa.

O segredo para tudo isso seria criar conexões mais significativas: Integrar dispositivos, aplicativos, redes, conteúdo, canais e interações. Uma tarefa desafiadora por si só, a execução dessa visão foi particularmente difícil em virtude do crescimento consistente da Kiabi de aproximadamente 9% ao ano. Muitos de seus novos clientes eram da geração "millenium", um grupo diferente de tudo o que a empresa já teve contato, o tempo todo on-line, conectado e se comunicando. Os sistemas legados da Kiabi simplesmente não atendiam mais à demanda, a lentidão do site e os dados estavam repletos de erros. A área de TI precisava alinhar-se às funções dos negócios rapidamente para que a visão de transformar a Kiabi em um negócio omnichannel fosse concretizada.

Amor à primeira integração

Desde o momento em que a Kiabi percebeu como seria possível usar o ARIS e o webMethods da Software AG para visualizar e reestruturar seus processos, além de agilizar e ampliar o contato com os clientes, ela teve certeza de ter escolhido o parceiro certo para concretizar sua visão. Soluções independentes capacitariam a Kiabi a ser uma empresa orientada por serviços e baseada em eventos, aumentar sua flexibilidade e efetuar mudanças em seus sistemas sem paralisações ou exposição a riscos.

A necessidade mais urgente era a de solucionar o problema de lentidão do site causado pelo aumento de 40% no volume de dados. Sendo assim, em 2012, a Kiabi implementou a solução de dados in-memory da Software AG. Ao manter os bancos de dados carregados in-memory, em vez de em servidores tradicionais de disco rígido, a Kiabi reduziu o tempo de carregamento de páginas da Web em 300%, de 3,6 para 1,2 segundos. A solução foi adotada em questão de meses e teve impacto imediato sobre as receitas, já que os "nativos digitais" facilmente frustráveis por atrasos não estavam mais abandonando seus carrinhos de compra on-line. Além disso, ao vincular todas as experiências com canais de varejo por meio de uma plataforma única e unificada, as receitas on-line da Kiabi dispararam para € 130 milhões por ano.

Omnichannel exige onipresença

A Kiabi levou apenas dois anos para dar o próximo passo com uma transição total para o varejo omnichannel. Realizar essa tarefa significava digitalizar todos os processos e montar um sistema ágil o bastante para corresponder aos comportamentos dos clientes "millennials".

Significava também concentrar-se nos clientes que foram de uma tendência a outra mais rapidamente que seus antecessores, os quais também basearam suas decisões de compra na comodidade e no preço. Personalização e comparações de preço e disponibilidade em tempo real por meio de dispositivos móveis foram o ponto principal.

“O ARIS e o webMethods nos capacitaram a promover as mudanças necessárias em nosso negócio de comércio eletrônico, gerar maior valor para os clientes e atender às demandas futuras dos clientes conforme surgissem. O projeto ficou pronto para operação em poucos dias e de acordo com as nossas exigências!”

A Kiabi precisava de uma cadeia completa para integrar e conectar aplicativos e a capacidade de adicionar recursos. Era preciso também colocar produtos no mercado mais rapidamente.

Ao atuar com um componente de integração, o webMethods Integration e o webMethods API Management permitiram que diferentes sistemas armazenassem, editassem e distribuíssem dados para uma comunicação unificada, sem desenvolver fluxos de dados ou conexões ponto a ponto. Graças ao armazenamento de dados in-memory, isso aconteceu mais rápido do que nunca.

“A simplicidade e a agilidade da plataforma webMethods APIs nos permitiram desenvolver um aplicativo em que a equipe de varejo verificasse rapidamente os inventários utilizando dispositivos portáteis. Nossas operações foram modificadas.

Com o uso do Gerenciamento de APIs a Kiabi conseguiu construir e atualizar seus aplicativos internos duas vezes mais rápido do que em ocasiões anteriores.

Mesmo as relações externas da Kiabi foram beneficiadas. Considerando que parceiros B2B, como fornecedores agora podem acessar de maneira contínua e segura os dados identificados pela Kiabi como compartilháveis, com chaves de APIs privadas, novas conexões B2B que costumavam levar até quatro meses para serem configuradas e agora são habilitadas em no máximo uma semana.

Não é de admirar que bastou um ano para a Kiabi incorporar também o ARIS à Análise de Processo de Negócios (BPA). Era necessário aumentar a agilidade dos processos, reduzir os tempos de implementação e aprimorar a eficiência dos processos, o ARIS se encaixou como uma luva.

Os gerentes de projetos de TI mal podiam acreditar. De repente, eliminaram três semanas do tempo de execução de projetos semestrais utilizando o ARIS BPA para compartilhar visualizações holísticas de clientes, produtos, processos e fornecedores. A área de TI e negócios caminhavam para uma trajetória vitoriosa. O CIO da Kiabi atuou como herói. Para ele, porém, a decisão não foi tão óbvia: “Diferentemente das alternativas, as soluções da Software AG foram as únicas a atender a todos os cinco requisitos da Kiabi: transformação de negócios e TI, dados in-memory, integração, processos e análises e decisões. Isso eliminou o risco de inconsistências desde o início e simplificou enormemente o suporte.”

Hoje, a Kiabi é mais ágil do que nunca, tanto interna quanto externamente. A empresa ocupou recentemente a terceira posição no ranking “2017 Great Place to Work”, classificação essa concedida pelo quarto ano consecutivo.

Suas soluções independentes oferecem infinitas possibilidades. E os clientes? Estão felizes exatamente onde deveriam estar, isto é, no centro das atenções da Kiabi.

                    Conheça o produto por trás do herói
                

Veja você mesmo como tornar a integração simples
ICS JPG PDF WRD XLS